top of page

Our 
Story

Sobre nós

A SINERGYA é uma empresa que atua em meio ambiente, com treinamentos, mentoria e consultoria ambiental.

Atua no Brasil e também parcerias na Europa, possui forte posição no cenário ambiental e na viabilização da sustentabilidade. 

Para isso conta com mais de 50 profissionais especialistas,  a SINERGYA molda um ambiente vital, oferecendo soluções impactantes e combinando forte conhecimento com parcerias valiosas.

CONHEÇA NOSSOS

SERVIÇOS EM CONSULTORIA

O Licenciamento Ambiental é um instrumento regulatório governamental, obrigatório para alguns segmentos. É uma recurso do poder público executivo ter conhecimento e controle das atividades potencialmente poluidoras.

Inclusive funcionar, operar sem licença ambiental é uma condição de risco a diversas sanções, penalidades até mesmo pode vir a configurar crime ambiental (federal).

Dessa forma, desde a intenção de instalar um empreendimento através da licencia prévia, seguindo para a licença de instalação / operação para funcionar (que inclusive pode ter exigências técnicas, condicionantes que precisam ser atendidas), no qual tem período pré determinado de renovação.

E por último, em caso de encerramento, a licença também para desativação .

Compreendendo todo ciclo de atividade desde a intenção de abrir, abertura e encerramento / desativação. Existem os níveis de atendimento Federal, Estadual e Municipal.

Verifique com nossa equipe, se o seu empreendimento / empresa está de acordo com a legislação vigente, ou se estiver procurando uma solução para notificações, autuações, taxas em atraso e até mesmo multa e ainda crimes ambientais, com certeza estamos aqui para atender, solucionar essas questões da forma mais prática e objetiva possível.

Atendemos no Estado de São Paulo, como a CETESB, além de licenças municipais. Para os demais Estados temos especialistas parceiros em todo território nacional.

Licenciamento Ambiental

O PGRS,  PGRSS e PGRCC (a depender do segmento) são documentos de uso das empresas para controlar todas as ações de manuseio, transporte, acondicionamento e destinação de resíduos.

No qual precisa ser documentada, registrada e apresentada no PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Muitas empresas necessitam desse documento para apresentar em processos de licenciamento, além de ser uma boa prática alinhada a sustentabilidade para demonstrar bons indicadores para todos os envolvidos, como clientes, fornecedores e a sociedade.

E importante citar o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS) que é crucial para estabelecimentos de saúde, laboratórios e clínicas. Ele abrange a segregação, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados nesses locais, garantindo a segurança de pacientes, profissionais de saúde e do meio ambiente.

Para ter um plano é preciso ser elaborado um profissional habilitado tecnicamente, para que esse documento possa ser aceito pelo órgão ambiental local.

Está com dúvida sobre, converse com nossos especialistas, queremos entender qual a melhor solução para seu negócio! Entre em contato!

PGRS

PGRSS

PGRCC

O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é órgão ambiental responsável (nível federal) pelo controle ambiental.

Dessa forma, ele faz via CTF - Cadastro Técnico Federal  o controle, através do lançamento de informações que são cruciais para composição das taxas, emissão de Certificado de Regularidade que é funcional para outras diversas licenças e um comprovante para seus clientes, fornecedores e sociedade da regularidade ambiental.

Além do lançamento no RAPP, correção e parcelamento de possíveis débitos que podem ser solucionados através da consultoria que oferecemos.

CTF

RAPP

IBAMA

O gerenciamento de áreas contaminadas envolve uma série de atividades como identificar, avaliar, controlar e, quando necessário, remediar a contaminação do solo, água subterrânea ou superfície em locais onde substâncias químicas ou resíduos foram liberados e representam um risco para a saúde humana ou o meio ambiente.

Muitas vezes, apenas pela atividade potencialmente poluidora pode-se identificar passivos ambientais, no qual precisam ser minuciosamente estudados por profissionais capacitados e com expertise para diagnosticar e trazer a melhor solução para evitar problemas futuros que visam atingir os bens a proteger previstos em lei.

Atenda esse item na sua empresa, realize uma investigação, promova ações que visam proteger a integridade da empresa e o meio ambiente , esse que é um direito difuso.

Gerenciamento de

Áreas Contaminadas

O Relatório de Sustentabilidade GRI (Global Reporting Initiative) é um documento que detalha as práticas e desempenho de uma organização em relação a questões ambientais, sociais e de governança (ASG / ESG).

Ele segue diretrizes estabelecidas pela GRI, que definem indicadores e métricas para relatar informações relevantes nessas áreas.

O relatório geralmente inclui uma descrição da estratégia de sustentabilidade da empresa, seu impacto ambiental e social, políticas de governança, iniciativas de engajamento com partes interessadas, além de metas e progresso em direção à sustentabilidade. Sua importância reside em fornecer transparência e responsabilidade às partes interessadas, incluindo investidores, consumidores, comunidades locais e órgãos reguladores. Isso permite que essas partes avaliem o desempenho da empresa em relação a questões de sustentabilidade e tomem decisões informadas com base nesses dados.

Além disso, o relatório GRI ajuda as empresas a identificar áreas de melhoria e a estabelecer metas mais ambiciosas para avançar em direção à sustentabilidade.

GRI - Relatório de Sustentabilidade

Inventário de Gases Efeito Estufa (GEE)

O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um documento que quantifica e relata as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), dentre outros, geradas pelas atividades de uma organização, produto ou serviço ao longo de um determinado período de tempo, normalmente anual, conforme exigência das partes interessados.

Esse resultado geralmente abrange 3 escopos distintos, 1, 2 e 3 e essa divisão em escopos permite que as organizações identifiquem e avaliem os diferentes tipos de emissões associadas às suas operações e implementem estratégias eficazes para mitigar seu impacto climático.

Sua importância é global, regional e local, e reside em fornecer uma visão clara do impacto ambiental de uma entidade e identificar oportunidades para reduzir as emissões, melhorar a eficiência energética e adotar práticas mais sustentáveis.

Isso ajuda as organizações a compreender e gerenciar melhor seus impactos climáticos, além de demonstrar compromisso com a mitigação das mudanças climáticas para partes interessadas internas e externas, como acionistas, clientes, reguladores e comunidades.

Perícia Ambiental

 Assistente Técnico

Processos Judiciais

Nesse item temos profissionais que atuam em processos judiciais de âmbito estadual (de algumas localidades) e federal. São especialistas que pode atuar no processo como Perito Ambiental (quando indicado pelo Juiz) ou Assistente Técnico, esse indicado por partes do processo.

Um perito ambiental pode desempenhar um papel crucial em processos judiciais relacionados a questões ambientais, fornecendo conhecimento técnico especializado e análise imparcial, baseado em evidências técnico científicas, para elucidar as partes interessadas ao objeto do processo.

Um assistente técnico indicado pelas partes em um processo judicial desempenha um papel importante ao oferecer suporte técnico e assessoria especializada às partes envolvidas no caso. Auxiliando o entendimento técnico científico, elaborando quesitos que o perito venha a responder e ainda auxiliando na comunicação do processo ao que sua especialidade contribui para trazer a resolução do objeto do processo.

Está com um processo ambiental, e não sabe como resolver, você é advogado e precisa de um assistente técnico? Venha nos procurar, temos experiência em resolução de processos de diversos segmentos dentro da área ambiental

Auditoria Ambiental

Implementação para Certificação Ambiental, atendimento à exigência no mercado, a certificação ambiental visa implementar na organização ações de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) focado na NBR ISO 14001. Com caráter preventivo, proporciona mais segurança no meio ambiente corporativo, para o meio ambiente natural e urbano.

Arborização

Inventário e Manejo Florestal, Reflorestamento, Caracterização de Vegetação, Identificação Botânica das espécies Arbóreas, Análise em Relação ao Estado Fitossanitário, Análise de Risco de Queda, Supressão de vegetação, Planejamento para Plantios e Paisagismo.

AVCB 

Emissões, Atualizações

Para o Estado de São Paulo, contamos ainda com especialistas para emissão, atualização de AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

É um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que uma edificação possui as condições de segurança contra incêndio exigidas por legislação específica. Esse documento é necessário para que uma edificação possa funcionar de maneira regular e segura. Para obtê-lo, é preciso realizar uma vistoria técnica nas instalações, atendendo a requisitos como sistemas de combate a incêndio, iluminação de emergência, sinalização, entre outros. Após a vistoria e verificação de conformidade, o AVCB é emitido, indicando que o imóvel está em conformidade com as normas de segurança contra incêndio e pânico. Este documento é fundamental para garantir a segurança das pessoas que frequentam o local e para evitar riscos de incêndio.

SIGOR, SINIR e MTR

O gerenciamento de resíduos compõe algumas etapas dentro e fora dos estabelecimentos / empreendimentos / indústrias. E um desses muito importante, é o transporte de resíduos, que é monitorado pelos órgãos ambientais através de documentos, atualmente digitais nos quais participam o gerador, o transportador e o destinador final.

Para emitir o SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos), o SIGOR (Sistema de Gestão Online de Resíduos Sólidos) e o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos), é necessário seguir alguns passos e cumprir determinadas obrigações legais.

Porque escolher Nossos Serviços

CREDIBILIDADE E A CONFIANÇA DA SINERGYA NAS SOLUÇÕES AMBIENTAIS

ESPECIALISTAS

Possuímos um corpo técnico especializado, renomado com experiencia em soluções para diversos segmentos

valores
compatíveis

Valores compatíveis com o mercado e facilidade de pagamento

INOVAÇÃO

Abordagem das melhores tecnologias alinhada ao alcance de resultados para obtenção de estudos cada vez mais inovadores alinhadas a praticidade

CLIENTES

CLIENTES

Vale-min.png
Unniroyal-min.png
sabesp-min.png
prefeitura-de-indaiatuba-min.png
IBER-OLEFF-min.png
Sir_company-min.png
Hyster-min.png
CLIENTES E PARCEIROS

CLIENTES E PARCEIROS

CONTATO

Telefone:

13 9 9700 7379

e-mail:
Fale conosco:

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato para discutir como podemos ajudar sua empresa a avançar em suas práticas ambientais.

Gratidão pelo contato, em breve responderemos

bottom of page